O lacrosse universitário é constituído por três divisões: a Divisão I, a Divisão II e a Divisão III. Todas elas seguem as regras e estilo de jogo do "field lacrosse".
Como são muitas divisões e, consequentemente, muitos times, iremos apenas cobrir a Divisão I, por ser a mais forte e mais tradicional.
História
O lacrosse universitário é um dos campeonatos de lacrosse mais antigos do mundo, criado em 1881. A primeira partida entre universidades ocorreu em 22 de novembro de 1877, quando a Universidade de Nova Iorque e Manhattan College se enfrentaram. O primeiro campeonato, como dito inicialmente, foi criado em 1881, com Harvard vencendo o título após bater Princeton por 3 a 0. Dessa data até 1934, o campeão era escolhido pelo recorde da temporada. Desde então, o campeão passou a ser premiado com o Troféu Wingate Memorial. Esses campeonatos eram organizados pela United States Intercollegiate Lacrosse Association (USILA). Em 1971, o Troféu Wingate e a USILA saíram e foi criado um torneio, o NCAA Men's Lacrosse Championship, organizado pela NCAA.
A tempodada começa em fevereiro e vai até maio, quando começa o campeonato. Os 20 melhores ranqueados dentre os 67 times se classificam para a disputa do campeonato. Os 4 piores ranqueados dentre os 20 disputam uma espécie de Wild Card no dia 7 de maio, de onde saem os 2 times que irão se juntar aos outros 16 para o começo disputa do campeonato no dia 10.
O esquema dos confrontos é definido como em todos os outros campeonatos: o melhor contra o pior e assim por diante. Aqui um exemplo do bracket de 2014, quando Duke sagrou-se campeão:
Conferências:
Curiosidades
- O maior campeão é Syracuse, com 10 títulos;
- A universidade que foi mais vezes à final foi Johns Hopkins, com 18 aparições;
Nenhum comentário:
Postar um comentário